ViVeR pArA sEmPrE!

              Image hosted by Photobucket.com

quinta-feira, outubro 19, 2006



"Na vida, nada podemos, nada decidimos. Tudo está traçado".





Nós podemos lutar pelo que queremos ser e mostrarmos quem somos? Não sei. Sonhamos em grande, lutamos para conseguir concretizar o nosso sonho; mas, tantas vezes, em nada realizamos o nosso sonho…

Sonhar ao máximo é bom e não é bom. Nós adorávamos fazer tudo o que quiséssemos, mas não podemos por causa do dinheiro, do emprego, da saúde… O emprego, por exemplo, eu sonhava ser professora de meninos surdos, porém não posso continuar com este meu sonho, porque já há muitas pessoas nas faculdades a aprenderem a língua gestual portuguesa com a ideia de se tornarem professores de surdos. E agora? O que vou seguir? Que caminho percorrer para alicerçar o meu futuro? Não sei nada…nada… Há milhares de pessoas desempregadas, outras em risco de perderem o emprego. A vida difícil, as contas para pagar, os filhos para alimentar, vestir, educar, as prestações ao fim do mês… algumas a passaram fome! Era bom sermos mágicos para termos o que desejamos, certo?

O nosso quotidiano, o dos jovens da minha geração, é estudar, preocuparmo-nos, lutar, etc… mas o nosso futuro onde está? Como vai ser? Que perspectivas reais temos?

Bem queríamos ter a casinha ideal, um emprego bom, uns filhos maravilhosos, chegar a idosos sem problemas de maior e morremos em paz. Mas… Raramente acontece! O nosso destino é a luta, o sofrimento! Certo que há pessoas com boa vida, mas são bem poucas as que o conseguem graças aos seus próprios méritos, graças ao seu trabalho, graças ao seu esforço. A maior parte desses poucos felizardos têm uma boa árvore de família…têm mais isto e mais aquilo…


Não sei se temos ou não capacidade de decidir. Não sei se quando nascemos já tudo está traçado, escolhido, decidido. Sei é que no fundo, gostávamos de ser feiticeiros! De, com uma poção mágica, alcançarmos o infinito.

AndreiaAlmeida=)





14 Comments:

  • At 19.10.06, Blogger FOTOESCRITA said…

    Pois é, Andreia, temos sempre muitas perguntas para as quais as respostas demoram a chegar e algumas nem chegam nunca. Mas podemos ser felizes assim, apesar de andarmos sempre com uma pergunta à procura de resposta. :-)
    *
    Vi o teu comentário. Não fui eu que tirei a fotografia ao gatinho, foi o S.

    Bjs

     
  • At 19.10.06, Blogger wind said…

    Cá estou eu:)
    Um bom post, cheio de verdades e muito bem escrito.
    Gostava de te responder que a vida é boa, mas seria mentir-te.
    A vida é como escreveste, mas mesmo assim há que vivê-la aproveitar os momentos bons e ser feliz com isso.
    Tu já tens um namorado há 4 anos, vês como pelo menos já és feliz numa coisa?
    Olha bem para ti e verás que vês mais coisas boas:)))
    beijos

     
  • At 19.10.06, Blogger Ant said…

    A luta de que falas nada mais é que a experiência, uma experiência. Como tantas outras por que temos que passar.
    Umas são giras, outras nem tanto. Mas são os nossos momentos.

    Beijos

     
  • At 20.10.06, Blogger @Memorex said…

    Olá Andreia!

    Li o teu apelo pelos 2 novos post, e vim a correr pra saber as novidades tuas!

    Espero q esteja tudo bem contigo, eu inronicamente tenho estando deveras ocupada...

    O sonho que tanto falas, que tanto acreditas de olhos fechados. Nada na vida é fácil, mas devemos contentar com a nossa capacidade de sofrimento.

    Porque sofremos tanto de ouvidos tapados? Porque como acima mencionaste "na vida nada podemos fazer, está tudo traçado"... Acredito piamente nesta versão, e quem sabe ficaste surda por alguma razão tal como eu.

    E desde cedo percebi esta mensagem tão banal como interessante, tão misterioso e estranho e tantas perguntas fizemos está intimamente relacionado com a surdez.

    Ouve apenas a ti própria, fecha os teus olhos por um momento... ouve atentamente o teu coração aquilo q ele tem para te dizer: neste caminho tão obscuro que penetras, vais descobrindo cada pedaço da tua vida, aquilo q estás pra descobrir iminetemente!

    Carinhosamente Memorex
    jinhos! Bom fim de semana!!

     
  • At 20.10.06, Blogger Isabel José António said…

    Olá Andreia,

    Andava a "passear" entre blogs e vi o unúncio de ter colocado dois posts novos. Vim espreitar.

    Gostei muito.

    A história dos avós prova que nunca se é tarde para amar e amar é dar-se. Em qualquer idade. O amor é tão romanceado que por vezes não nos damos conta do que é realmente.

    A segunda sobre os jovens e o futuro é bom que se saiba que todos (nem todos claro, mas muitos milhares lutam com a mesma indefinição, incerteza, dúvida, porque quando chegam ao tempo de concretizarem coisas, encontram-se todos os condicionalismos próprios e os que a sociedade criam.

    Esta paranóia colectiva de que o TER é mais importante que o SER, ná naquilo que estamos a assistir. As pessoas deixam de ser pessoas e são apenas peças, números.

    Será preciso outra forma de encarar a vida e o seu mistérios. Outra visão. As que nos impingem estão gastas, usadíssimas e só por vezes vêm revestidas de outras roupagens.

    Deverá manter-se atenta. Lúcida e deixar que as coisas lhe aconteçam.

    Gostei muito desta sua reflexão.

    E deixo-lhe um pequeno excerto dum texto do Poeta Alemão Novalis (Séc-XVIII/XIX:

    "Sonhamos com viagens através do Universo; mas não está o Universo dentro de nós? Desconhecemos as profundezas do nosso espírito. O caminho secreto dirige-se para o interior: em nós, e em mais parte alguma, está a eternidade e os seus mundos, o passado e o porvir."

    Um bom fim de semana.

    Parabéns

    José António

     
  • At 21.10.06, Blogger silencebox said…

    O emprego, por exemplo, eu sonhava ser professora de meninos surdos, porém não posso continuar com este meu sonho, porque já há muitas pessoas nas faculdades a aprenderem a língua gestual portuguesa com a ideia de se tornarem professores de surdos -

    Porque não podes continuar este sonho? Porque não tentas seguir um curso superior? Nunca é tarde demais, és nova e portanto ainda vais a tempo... Há Escolas Superiores de Educação e também já há interpretes de Lingua Gestual que poderão ajudar-te. Os surdos precisam de professores surdos, que não sejam só de Língua Gestual mas também de outras áreas!

    A vida é muito dificil mas não desistas! Não percas o optimismo e a esperança... A força está dentro de ti e tira proveito disto, é ela que irá orientar-te para o caminho certo. E sê tu propria, sempre!

    Boa sorte! Muita Coragem!!

    Um abraço

     
  • At 21.10.06, Blogger Cecília said…

    Gostei de ler o que escreveste, Andreia. E nunca deixes de sonhar porque como dizia o poeta "o sonho comanda a vida".
    Um grande beijinho.

     
  • At 21.10.06, Blogger eli said…

    ou, como diz o outro poeta

    «partimos, vamos, somos»

    Andreia, nada de desistir, nada de deixar as decisões para os outros. Quer mesmo ser professora de meninos surdos? Lute por isso! Será uma excelente professora, ah, nem uma duvidazinha tenho :=))))***

     
  • At 22.10.06, Blogger carlos peres feio said…

    Andreia...minha inspiradora de desenhos! que feliz fico por saber que temos de novo notícias tuas...a vida é como é...com estes momentos felizes, também!põe de lado tanta preocupação!
    estarei atento...bj c.

     
  • At 26.10.06, Anonymous Débora said…

    Andreia,luta muito pelo teu sonho...acho que consegues ir para a faculdade.Há milhares de pessoas desempregados...também tenho medo para o futuro...Tens toda a razão... mas não podemos ser assim negativa!
    Desejo que entres na faculdade, faças o teu curso e sejas uma boa professora de meninos surdos. Eles vão gostar de ti e tu deles!

    Pensa bem!Força!

    Jnhos da tua amiga da engraçadinha=)

    Ps:Nós somos novas e pensamos no futuro com medo mas é a vida assim!

     
  • At 27.10.06, Blogger mfc said…

    Sonhar sempre... mas com os pés assentes no chão.

     
  • At 6.11.06, Blogger vampiro said…

    Oh Mana!! Ja disse muitas vezes, pah!!! Maninha..!! Não desistes... Luta muito do teu sonho!! Sei que vais conseguir!! Querida Mana..! Continua.. Pois es uma rapariga tão inteligente, esperta, etc... Pois sou teu irmão..! Va... Não fales mais isso ASSUNTO.. Nós nunca vamos saber do FUTURO, pois não?? Então... Não pensas, maninha!!! Adoro-te muito MANINHA!! Ok?!? Concordas o que disse?!? Va xau.. Fica bem.. Beijocas;)

     
  • At 8.11.06, Blogger RiTinHa said…

    Toda a nossa vida está bem tracada mesmo pra akuilo k n kueremos! Apenas temos k seguir o destino k nos reservou, mas podemos dar uma volta tipo sonhos, talentos, projectos... Mais vale ir ao caminho daquilo que gosta ou daquilo que pensa, so logo e que se ve que valeu a pena ou nao... e impossivel pensar precipitado e em pensamento negativo, assim perdemos o auto estima acerca ao futuro!
    Vai realizar os teus projectos k vai valer alguma pena =)
    beijos*** da Ritinha

     
  • At 27.10.09, Blogger maisqueliteratura said…

    pois então
    essa é uma dúvida que muitos levam, ninguém sabe e tods temem a trajetória de suas vidas.

    principalmente quando somos jovens e esperamos tanto de um mundo que ao mesmo tempo que encanta, é tão difícil

    seu blog está ótimo
    adoraria se visitasse o meu também!

    www.maisqueliteratura.blogspot.com
    agradeço desde agora!
    beijos, Roberta Thiarê

     

Enviar um comentário

<< Home